quinta-feira, 28 de março de 2013

A história do jogo




O jogo foi inventado em 1931 por Alfred Mosher Butts, arquiteto desempregado de Poughkeepsie, Nova York. Butts decidiu fazer um jogo de palavras analisando o que já havia no mercado de jogos. Ele deu a seu jogo o nome de Lexico. O equipamento consistiria de peças com letras, sem tabuleiro. O vencedor seria o primeiro a completar uma palavra de 7 letras.
Mais tarde Butts atribuiu pontos às letras. Para definir a distribuição das letras, estudou a primeira página do New York Times, calculando a freqüência de cada uma. Todos os fabricantes de jogos a quem Butts apresentou o jogo, recusaram-se a lançá-lo.
Butts teve então a idéia de acrescentar um tabuleiro ao jogo, de modo que as palavras fossem montadas sobre ele, como nas palavras cruzadas de jornal, que há pouco haviam se tornado uma mania. O jogo foi renomeado “It” e novamente recusado pelos fabricantes como sendo muito intelectual.
Em 1939, Butts encontrou James Brunot, empresário que estava a procura de um negócio e que adorou o conceito. O nome do jogo na época era CrissCross Words. A Guerra atrapalhou o andamento do projeto.
Em 1947, Brunot propôs uma ou duas mudanças no jogo, incluindo a regra de começar com uma das letras na casa central. Ele também sugeriu o nome Scrabble, palavra pouco conhecida até então que significa “tatear freneticamente”. A marca foi registrada em 1948 e os Brunots alugaram uma escola abandonada em Connecticut, onde com amigos produziam 12 jogos por hora, imprimindo as letras nas pecinhas de madeira, uma por vez.
Os primeiros 4 anos foram muito duros. Mas pouco a pouco o jogo ganhava popularidade entre um grupo seleto de consumidores. Foi em 1952 que Jack Strauss, presidente da Macy’s, uma grande rede de lojas dos Estados Unidos, descobriu o jogo e fez um grande pedido. Menos de um ano depois todo mundo precisava ter um Scrabble, a ponto de os jogos serem racionados às lojas de todo o país. Em 2 anos haviam sido vendidas 4 milhões de cópias.
Como os Brunots não davam mais conta da produção, licenciaram o jogo para Selchow & Righter, um fabricante importante. Hoje a marca Scrabble, assim como um grande número de marcas de jogos famosos, pertence à Hasbro.
A Hasbro estima que o jogo seja encontrado em um de cada três lares americanos, se forem incluídas na conta as diversas variantes do jogo, como o CD-ROM, a versão Jr. e a versão de luxo. Há um grande número de clubes dedicados ao jogo, e até associações em alguns países. Regularmente são organizados campeonatos, havendo inclusive um campeonato mundial.
O jogo já foi traduzido para muitas línguas, como o francês, o alemão, o dinamarquês e o árabe. No Brasil, já foi lançado por mais de um fabricante com o nome de Palavras Cruzadas. De tempos em tempos o jogo volta ao mercado.
O inventor do jogo, Alfred Mosher Butts, faleceu em 1993 aos 93 anos de idade.


fonte:  ludomania

Nenhum comentário:

Postar um comentário